Criada pelo INSCRIM tem como objetivos homenagear todos aqueles profissionais que se destacam no cenário da Segurança publica, justiça e demais segmentos da sociedade, que tenham prestado relevantes serviços a sociedade.
Nossa ordem possui 5 (cinco) graus assim denominados:
I - Grã-Cruz;
II - Grande Oficial;
III - Comendador;
IV - Oficial;
V - Cavaleiro.
GRÃ-CRUZ – Presidente da República, Vice-Presidente da República , Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara de Deputados, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministros de Estado, Governadores de Estado, Oficiais Generais das Forças Armadas, Cardeais, Arcebispos e Bispos e dignitários religiosos de análoga posição hierárquica, Embaixadores Estrangeiros e autoridades de hierarquia equivalente, ou a critério da entidade.
GRANDE OFICIAL – Senadores, Deputados Federais, Membros do Supremo Tribunal Federal, Presidente dos Tribunais Superiores, Presidentes de Assembléias Legislativas, Vice-Governadores, Presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais, Bispos, Arcebispos, Ministros do Tribunal de Contas da União, Oficiais Superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares, Ministros do Corpo Diplomático, Enviados Extraordinários e Ministros Plenipotenciários e outros cargos de hierarquia equivalente, ou a critério da entidade.
COMENDADOR –Secretarios de Estado,Deputados Estaduais,Desembargadores,Conselheiros de Tribunais de Contas,Professores Universitários,Cônsules,Oficiais das Forças Armadas e Auxiliares,Militares estrangeiros na Categoria de Oficiais,Conselheiros de Embaixadas,Presidentes de Associações Ciêntificas,Culturais e Profissionais,Funcionários Públicos de nivel gerencial para cima e outras personalidades de hierarquia equivalente, ou a critério da Entidade.
OFICIAL - Juízes, Promotores, Funcionários do Corpo Diplomático, Profissionais Liberais, Professores e Funcionários Públicos de hierarquia equivalente, ou a critério da entidade.
CAVALEIRO – Outras pessoas que tenham prestado bons serviços ou demonstrado seu apreço ao CONPEJ, ou a critério da entidade.
1. Criação de bibliotecas comunitárias em áreas carentes com o objetivo de familiarizar jovens e adultos com a prática da leitura e o conhecimento da literatura brasileira, propiciando uma melhoria na qualidade de aprendizado e desenvolvimento intelectual;
2. Preservação da cultura e das artes como patrimônio maior de uma nação e tesouro de todos os cidadãos;
3. Realizar projetos sociais e culturais nas aéreas forenses, criminologia e ciências policiais, assim como de segurança publica e de apoio à população carcerária, visando a sua recuperação e ressocializacao.
1. As propostas de admissão ou de promoção devem dar entrada na Secretaria do Conselho até 30 dias úteis da data marcada pelo Grão Mestre para a outorga;
2. As admissões na Ordem e as promoções de seus graduados são formalizadas por ato do Grão Mestre.
3. A admissão e a promoção na Ordem, além dos requisitos estabelecidos neste Regulamento, dependem de decisão do Conselho.
4. São privativas dos membros do Conselho as propostas de admissão e as de promoção, bem como a concessão de insígnias a corporações nacionais ou estrangeiras.
5. O ingresso na Ordem pode ser em qualquer grau, conforme resolução do conselho.
Comendador José Ricardo Rocha Bandeira
Grão Mestre
Inscrim RJ: Rua Engenheiro Adel, 80 - Tijuca
Inscrim SP: Av. Liberdade, 21, Grupo 1010 - São Paulo
Atendimento das 8h às 16h de segunda a sexta (exceto feriados)